Durante os últimos dias, o Sindipetro Bahia conseguiu fechar três acordos coletivos com empresas do setor privado de petróleo. O primeiro deles foi com a Varco, prestadora de serviços da Petrobras, com cerca de 80 trabalhadores.
O acordo apresentado a assembleia, foi aprovado por unanimidade pela categoria. Foi apresentado um reajuste de 4% no valor referente ao salário, ticket alimentação e refeição, além da manutenção das demais cláusulas do atual acordo. Também ficou acordado o pagamento retroativo de setembro.
A Baker foi a segunda empresa que fechou um acordo coletivo, com aprovação unânime da categoria. O acordo conta com um reajuste de 2,71% nos valores referentes ao salário e tickets de alimentação e refeição, corrigindo a perda causada pela inflação no período acumulado. Na próxima segunda-feira (25), será realizada uma reunião entre representantes da empresa e do Sindicato para discutir a jornada de trabalho.
Também foi seleado um acordo com a Conterp, após ser preciso o Sindipetro mobilizar a categoria para uma paralisação de 24 horas, com o objetivo de demonstrar a insatisfação dos trabalhadores com a proposta apresentada anteriormente. A proposta aprovada em assembleia conta com reajuste de 3% no valor do salário e 4% nos tickets alimentação e refeição, ambos retroativos a setembro. Além disso, a empresa assumiu um compromisso implementar mudanças no banco de horas, garantindo os pagamentos de horas extras 50% e 100% e melhorar o controle no sistema de coparticipação no plano de saúde. Ao longo do ano, o Sindipetro assume ainda o compromisso de cobrar da empresa a participação dos trabalhadores nos resultados e também da equipiração de salários.
FONTE: Sindipetro Bahia