Na tarde da segunda-feira, 21/05, o Sindipetro Bahia participou de mais uma audiência pública, desta vez na Câmara Municipal de São Sebastião do Passé, para debater o desmonte e a privatização da Petrobrás e as consequências negativas que já estão sendo sentidas pelos municípios situados no entorno da empresa.
Participaram também o deputado federal, Nelson Pelegrino (PT-BA) e o deputado estadual, Joseildo Ramos (PT-BA), além de representantes do Sinditicc e Sitticcan, vereadores da cidade e membros de associações locais.
Diante de uma plateia atenta e preocupada, o diretor do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, defendeu que a mobilização precisa continuar firme e ser cada vez mais forte. Após os debates ficou decidido que no próximo dia 29/05, será realizada uma grande paralisação em Taquipe, numa ação conjnuta entre o Sindipetro, Siticcan, Sindtic, poder legislativo e associações locais.
Ficou acordado ainda que, quando da troca de contrato entre a TPC para a Guindaste Brasil, será exigida a manutenção dos trabalhadores de São Sebastião do Passé. Em uma ação complementar, o Sindipetro, junto a Prefeitura, irá fornecer curso de capacitação em NRs para 30 trabalhadores do município.
Por fim, uma moção de repúdio à privatização da Petrobrás será submetida à Câmara de São Sebastião do Passé e enviada ao presidente da Petrobrás, Pedro Parente e ao governador do Bahia, Costa.
Será marcada ainda reunião entre as prefeituras de São Sebastião do Passé, Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde, a fim de traçar ação política em conjunto com os poderes legislativo e executivo contra as privatizações.
Fonte – Sindipetro Bahia (com informações e fotos de Alexandre Rodrigues)