O que você achou dessa matéria?
bom (2) ruim (0)
Publicado: 11/12/2017 | 1541 visualizações

FSM 2018, um encontro das resistências em Salvador

O Fórum Social Mundial - FSM - influenciou a formação e fortalecimento de movimentos e redes e a transição da América Latina para governos mais próximos das lutas populares. Agora está de volta ao Brasil - Salvador – em meio a grandes retrocessos, perda de direitos, de garantias democráticas e liberdades. A proposta do FSM é pensar saídas comuns para a humanidade, numa ótica solidária, democrática e de respeito às diversidades. A realização é da CUT Nacional e da CUT Bahia.

Será uma importante oportunidade de encontro das várias experiências de resistência que tomam corpo no Brasil e no mundo, potencializando estratégias de transformação, a construção de soluções e alternativas.

Um território das lutas

O FSM 2018 ocorrerá em Salvador, no período de 13 a 17 de março, com seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais e conferências. Terá marchas e atos pela cidade, mobilizará redes solidárias de acolhida a participantes e também a comunidade acadêmica. O principal território será a Universidade Federal da Bahia\UFBA, mas o FSM estará também em espaços públicos, culturais e periferias da capital baiana, com acampamento para a juventude.

Para participar desse importante evento internacional, movimentos sociais, coletivos e organizações procuram viabilizar desde já suas delegações, podendo apoiar participantes de outros lugares, contribuindo para um Fundo Solidário ou convidando diretamente quem não pode custear seu transporte. 

CONTATO – quem quiser mais informações pode acessar o site   www.fsm2018.org; para falar com a organização do FSM 2018 pode escrever para info@fsm2018.org

 

FSM 2018 – resistir é criar, resistir é transformar. Movimento global contra o neoliberalismo

O Fórum Social Mundial - FSM – é um espaço de encontro e um processo internacional dos movimentos e organizações sociais, criado em 2001 com o objetivo de convergir lutas e debater alternativas ao modelo econômico neoliberal. Afirmando com seu lema histórico que “Outro Mundo é Possível”, tornou-se também lugar de resistência a todas as formas de dominação e exclusão. As primeiras edições do FSM foram em Porto Alegre, contrapondo-se ao Fórum Econômico de Davos, seguindo para Mumbai, Caracas, Bamako, Nairóbi, Belém, Senegal, Túnis e, por último, Montreal. Várias regionais e temáticas também foram realizadas pelo mundo.

Alternativas por outro mundo possível

Por meio de sua natureza aberta, horizontal, não hierárquica, o Fórum Social Mundial agrega uma infinidade de expressões, experiências e projetos comprometidos com justiça social e ambiental. Tem se nutrido da diversidade de lutas existentes no mundo, unindo desde redes organizadas internacionalmente às mais diferentes formas dos povos e comunidades tradicionais da cidade ou da floresta. Suas edições compartilham o alerta das militâncias, as intervenções de lideranças, artistas, intelectuais e o clamor das juventudes, mobilizando propostas, ações e articulações na perspectiva da construção de novas realidades.