Publicado: 28/10/2017 | 2511 visualizações

Frente Ampla luta contra saída da Petrobrás do Nordeste e do Norte capixaba

Uma Frente Ampla em Defesa da Petrobrás foi criada e lançada pelos sindipetros da Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe/Alagoas e Pernambuco, com uma missão difícil, mas não impossível, segundo os seus integrantes, que se reuniram em Recife, no dia 18/10, com o objetivo de se organizar para reverter a decisão da Petrobrás de encerrar suas atividades no Nordeste e Norte capixaba.

A Frente tem também a participação da FUP, CNQ, FNP, CUT, CTB, CSP - Conlutas, MST, MAB, UNE, MPA, Levantar Popular da Juventude, além de outros sindicatos e centrais sindicais, sendo aberta a qualquer entidade que encampe a luta em defesa da estatal, com foco no fortalecimento das atividades de exploração e produção de petróleo no Nordeste e Espírito Santo. Representantes de várias dessas entidades compareceram ao encontro, referendando a criação da Frente.
De acordo com o diretor do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, durante o encontro o entendimento de todos e todas foi o de que essa luta é coletiva e extrapola as barreiras da questão sindical petroleira. “Não estamos tratando de acordos, de direitos, de benefícios, nosso objetivo é discutir o macro, a economia, a geração de emprego, as melhorias que esses estados podem ter com a continuidade da Petrobrás em suas regiões, que já estaõ sendo impactadas pela venda de ativos da estatal e o fechamento de unidades. Lutamso também pelo fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa pública”, esclarece Radiovaldo.
Ao final do encontro foi definido um conjunto de ações que vão ser colocadas em prática imediantemente e também ao longo do ano de 2018. A ideia, explica o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, “é manter uma Frente permanente, que possa fazer uma atuação contínua, envolvendo a categoria petroleira, a sociedade e também parlamentares, prefeitos e governadores das regiões afetadas, para que se sensibilizem, se posicionem e participem dessa luta”. Deyvid ressalta também a necessidade de a estatal não mudar o foco, cumprir seu papel e continuar agindo com responsabilidade social e ambiental.

Confira os principais encaminhamentos tirados no encontro da Frente:

- Realização de Audiência Pública na Comissão de Minas e Energia do Senado, que está sendo articulada pela senadora Fátima Bezerra (PT- RN).

- Construção da realização de Audiência Pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

- Iniciar tabalho de mobilização e convencimento dos senadores e deputados federais desses estados diretamente impactados (Espirito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará), apresentando os impactos e prejuízos para os estados, municípios e população em geral, com a saída da Petrobrás dessass regiões.

- Organizar encontros com a presença dos deputados estaduais, governadores, prefeitos e vereadores dos estados e principais cidades, onde há instalações da Petrobrás. O objetivo é mostrar os prejuízos com a decisão da Petrobrás e traçar ações conjuntas contra o desmonte da empresa nas duas regiões.

- Ingressar com ações na justiça com o objetivo de barrar a privatização de qualquer unidade.

-  Promover um Dia Nacional de Luta em Defesa da Petrobrás no Nordeste e no Norte do Espírito Santo, com diversas atividades e mobilizações.

-- Divulgar campanha nas redes sociais, sites e boletins dos sindicatos, centrais e movimentos sociais, após a criação de uma marca especifíca, estendendo a campanha para a mídia externa.

- Elaborar uma cartilha sobre a história, importância e o o papel da Petrobrás nesses estados, para ser distribuída em escolas e universidades.