Nesta quinta-feira, 5 de outubro, Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, a direção do Sindipetro Bahia distribuiu boletim informativo, produzido pela Bancada dos Trabalhadores na Comissão Nacional Permanente do Benzeno, agente químico comprovadamente cancerígeno, nas principais unidades do Sistema Petrobrás.
Segundo a Bancada dos Trabalhadores na CNPBz, “com reforma na CLT, nossa luta contra a exposição ao benzeno é ainda mais urgente. Se há consenso entre especialistas conscientes na área de saúde e segurança do trabalho sobre a “reforma trabalhista” é a de que ela não traz nenhum benefício para a classe trabalhadora. Pelo contrário, aumenta a precarização, os riscos de doenças e até mesmo mortes. Sobre a falácia da “modernização” da legislação, as alterações colocam os interesses empresariais acima da saúde e do empregado, aplicando retrocessos históricos”.
É neste contexto, de profundos ataques aos direitos e condições dignas de trabalho, que chegamos ao 5º ano do Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno e mais uma vez não há motivos para comemorar, mas sim relembrar da nossa luta em defesa da vida, de que nossa tarefa é empreender ainda com mais urgência e força a batalha contra a sede por lucro que pode fazer adoecer e até matar nos diversos ambientes de trabalho.
Os trabalhadores de toda a cadeia produtiva do petróleo e siderurgia, assim como os dos postos de combustíveis - estes não estão incluídos no Acordo do Benzeno - são todos afetados pela exposição a este agente químico comprovadamente cancerígeno.
Acesse o site cnpbz.com.br e leia o informativo da Bancada dos Trabalhadores na Comissão Nacional Permanente do Benzeno\CNPBz.