O Sindipetro Bahia fechou uma parceria com um grupo de economistas e pesquisadores que irá subsidiar a entidade com informações sobre a conjuntura da economia da energia, com o objetivo de entender o que está acontecendo com a Petrobrás no estado da Bahia e também oferecer subsídios para qualificar o debate dos dirigentes sindicais e da categoria petroleira a respeito do assunto.
Ficarão à frente do trabalho os economistas Rodrigo Pimentel Ferreira Leão e William Nozaki, que fazem parte do GEEP (Grupo de Estudos Estratégicos de Propostas da FUP), além do Núcleo de Estudos Conjunturais da UFBA, através do professor da Faculdade de e
Economia da Universidade, Wallace Moreira Lima, que irá coordenar um grupo de alunos no trabalho de pesquisa sobre o setor.
Para Leão é muito importante que os dirigentes sindicais e a categoria petroleira entendam o que está por trás do desinvestimento que está sendo feito pela Petrobrás, “isto vai permitir que eles se insiram no debate público de forma mais qualificada”.
O economista explica que a equipe realizará pesquisas e estudos mais aprofundados e apresentará, mensalmente, dados e informações da conjuntura do setor. Para ele “o fato de a UFBA fazer parte do projeto qualifica o debate do ponto de vista intelectual, abrindo leques maiores, fazendo com que a gente consiga fazer essa disputa em outros espaços, na academia, com os intelectuais, na sociedade, enfim, coloca o sindicato em um patamar diferenciado”.