A Petros está recadastrando os participantes do Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP) e do Plano Petros-2 (PP-2). Como é um trabalho complexo, que envolve um universo de mais de 120 mil pessoas, a campanha está sendo realizada em etapas. Em 1° de agosto, começou o período de recadastramento dos participantes ativos, e o prazo para que esse grupo atualize seus dados na Petros vai até 15 de setembro. Em paralelo, continua aberto o período de recadastramento dos aposentados, que têm até 29 de setembro para rever suas informações na Fundação.
O recadastramento é fundamental para o equilíbrio financeiro dos planos e o bom atendimento aos participantes. É com base nas informações do cadastro, como idade, estado civil e número de dependentes dos participantes, que os técnicos da Petros calculam quanto o plano vai precisar para honrar os compromissos futuros. E, para que esses cálculos sejam corretos, precisam se basear em informações que realmente correspondam à realidade dos participantes. Dados atualizados também garantem que, na hora em que os participantes ou seus dependentes forem receber um benefício da Petros, eles serão atendidos de forma ágil e correta, sem esbarrar em falta de documento ou informação imprecisa.
Para acessar o formulário de recadastramento, será necessário ter em mãos a matrícula e a senha Petros – as mesmas usadas para entrar na área do participante aqui no portal. Caso o participante tenha esquecido a matrícula e/ou a senha, na tela inicial do recadastramento, basta clicar em "esqueci a matrícula" e/ou "esqueci ou não tenho senha". Para recuperar a matrícula, é preciso informar CPF e data de nascimento. Já para obter a senha, é necessário digitar matrícula Petros, CPF e data de nascimento. Ao pedir a recuperação dos dados, a matrícula será informada na tela, e a senha será enviada para o e-mail cadastrado na Fundação. E se o participante não possui nenhum e-mail cadastrado na Petros, é preciso entrar contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45).
Será preciso enviar documentação
Os participantes precisarão enviar um documento de identidade de cada um dos seus dependentes, o CPF daqueles que tiverem mais de 12 anos, e certidão de óbito, caso algum deles tenha falecido.
No caso dos participantes ativos, outro documento que terá de ser enviado é o Extrato de Contribuições Previdenciárias, também conhecido como CNIS. Este documento, essencial para os cálculos atuariais da Petros, é fornecido pelo Ministério da Previdência e pode ser acessado pela internet. Quem tem conta no Banco do Brasil ou na Caixa, também pode imprimir o CNIS no site do banco. Veja aqui como obter o CNIS. E atenção: os participantes que estão trabalhando, mas já são aposentados e recebem a aposentadoria pelo convênio Petros não precisam enviar o CNIS. Já aqueles que não recebem a aposentadoria pela Petros, isto é, não utilizam o convênio, também não precisam do CNIS, mas terão que anexar carta de concessão fornecida pelo INSS.
Também pode ser preciso enviar outros documentos pessoais do participante, mas apenas se algum dado que já consta no cadastro da Petros for alterado. Por exemplo, se o nome do participante mudou, será necessário anexar a cópia da nova identidade; se era solteiro e se casou, precisará enviar uma cópia da certidão de casamento; se ao contrário, era casado e se separou, vai precisar da certidão de casamento com averbação de divórcio.
Os documentos deverão ser enviados digitalmente pelo próprio formulário de recadastramento, nos formatos JPEG, PDF ou TIFF. Isso significa que serão aceitas cópias escaneadas ou fotografias dos documentos, que podem ser feitas pelo celular, desde que tenham uma boa nitidez.
FONTE – Petros
Clique aqui para fazer o recadastramento