Diversos trabalhadores aposentados da Petrobras procuraram o Sindipetro Bahia recentemente informando que foram convidados para comparecerem a um hotel de Salvador para obterem informação sobre processos contra a Petrobras, e que teriam um curto prazo para ingressarem com ações judiciais.
Um trabalhador que compareceu ao hotel no dia, 10 de maio, relatou que é um escritório de advocacia do Paraná com filial no Rio de Janeiro, que tenta induzir os trabalhadores presentes a emitirem procuração para eles, com urgência, com a alegação que se não o fizerem perderão a oportunidade de ganharem valores expressivos em ações judiciais.
Em pesquisa sobre tal escritório de advocacia, constatou-se serem uns aventureiros que não têm nenhum conhecimento de causas trabalhistas contra a Petrobrás.
Mais grave ainda, tentam induzir pessoas honestas a emitirem procuração para eles, sob alegação de perda de direito, o que não é verdade.
O Sindipetro Bahia alerta aos trabalhadores que antes de emitirem procuração a estranhos, notadamente de outros Estados, sem possuir sequer sede na Bahia, que procurem o serviço jurídico do Sindipetro ou advogados de sua confiança e não assinem qualquer documento.