Publicado: 26/04/2017 | 475 visualizações

Tudo o que você queria saber sobre o Congresso da categoria

Nos dias 27 e 28 de maio a categoria petroleira estará realizando o seu VI Congresso, a data é uma oportunidade única para que petroleiros e petroleiras da Bahia possam apresentar suas demandas e contribuir com a construção da pauta de reivindicações que será entregue pela FUP à direção do Sistema Petrobrás. O evento acontecerá no Hotel Sol Bahia Atlântico.

Para entender um pouco mais sobre como funciona o Congresso da categoria, destacamos algumas perguntas e respostas sobre o tema. Acompanhe:

1-            Qual a importância do Congresso ?

O Congresso é a instância máxima de decisão da categoria. O que for decidido durante o evento pelos delegados que representam todos os petroleiros e petroleiras do Sistema Petrobrás, na Bahia, prevalece sobre todas as decisões adotadas anteriormente.

2-            Como funciona o Congresso?

Os delegados que formam o Plenário do Congresso discutem as diversas teses enviadas pelos trabalhadores, e após votação, as teses aprovadas são encaminhadas para a Plenária da Federação Única dos Petroleiros (FUP), onde são apresentadas novamente. E caso aprovadas passam a fazer parte da pauta de reivindicações da categoria.

3-            Quem pode ser delegado (a) e como ocorre a eleição?

Qualquer trabalhador associado ao sindicato pode ser candidato a delegado (a). Nas unidades onde o número de inscritos for menor ou igual ao número de vagas, todos são aptos a serem delegados.

Mas nas unidades onde o inverso ocorrer, haverá necessidade da eleição. Existem também os delegados natos, que são os membros da diretoria do sindicato.

As inscrições para delegados só podem ser feitas através do email secretaria@sindipetroba.org.br, ou de forma presencial na secretaria do sindicato até o dia 05/05. Ao realizar a sua inscrição você deve informar os seguintes dados: nome da empresa, da unidade em que trabalha e cidade. E ainda o número da matrícula e do telefone.

Já as eleições para delegados (as), nas unidades onde houver necessidade, acontecem de 08 a 12/05.

4-            Qual o papel do delegado (a)?

O delegado representa a base que o escolheu, discutindo e votando nas teses apresentadas ao Congresso.

5-            O que são teses?

As teses  reúnem as ideias, sugestões e projetos da categoria para a melhoria do ambiente de trabalho, das vantagens salariais, da segurança, saúde e meio ambiente,  benefícios sociais e políticas voltadas para os trabalhadores da ativa, do setor privado e dos aposentados e pensionistas.

As teses devem ser identificadas, digitadas e enviadas para o email da secretaria do sindicato secretaria@sindipetroba.org.br até o dia 12/05.

Todas as teses devem seguir os seguintes temários:

I.             Sindicalismo e Organização Sindical: Propostas para melhoria da Ação Sindical, Organização dos (as) Trabalhadores (as), Relação com os outros Movimentos Sociais, Comunicação, Gestão Administrativa e Financeira do Sindipetro Bahia e novas demandas jurídicas da categoria;

II.            Benefícios, Seguridade, Políticas Sociais e Organização dos aposentados e pensionistas;

III.          Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Novas Tecnologias, Regimes e Condições de Trabalho;

IV.          Organização do Setor Privado e dos Trabalhadores das empresas Privadas de Petróleo;

V.           Pauta de reivindicações dos trabalhadores do Sistema Petrobras