Na sexta, 03/03, o Sindipetro Bahia se reuniu por duas horas com a gestão da Refinaria Landulpho Alves, representada pelo seu Gerente Geral (GG), Gerente de RH, Gerente de Infraestrutura, Presidente da CIPA e Assessoria Operacional.
A CIPA estava representada pelo seu vice-Presidente Alvaro Bittencourt e o Sindipetro Bahia pelo Coordenador Geral Deyvid Bacelar e pela Diretora de Gênero, Rosangela Maria.
Saiba mais sobre os temas abordados e as deliberações encaminhadas sobre cada um:
- Cadastramento da U-35 no PPEOB da RLAM
Os documentos necessários para o cadastramento dessa unidade de processo no PPEOB estão retidos nas mãos do gerente de Otimização com a justificativa de que a gestão precisa atualizar os dados de todas as unidades que trabalham com Benzeno e enviá-los para o MTE.
Ação: o GG cobrará do Gerente de Otimização a priorização da atualização e entrega dessa documentação para realizar de vez essa classificação que já tinha sido aprovada por ele.
- Descarte de Catalisador na U-39
Essa é uma questão crítica e antiga da unidade que no carregamento de catalisador utilizado no processo para as carretas, acaba contaminando o ambiente por conta de um problema com o equipamento utilizado para essa atividade (tromba telescópica).
Ação: o GG cobrará do Gerente de Manutenção Industrial a manutenção desse equipamento, buscando contato com a REPLAN que já possui esse equipamento e faz manutenção corretiva dele.
-Inclusão do Fit Teste no programa de convocação dos Exames Periódicos
Por conta da falta de controle e de uma melhor sistemática para realização desse teste quantitativo com as máscaras de proteção respiratória, algumas melhorias foram propostas.
Ação: o GG cobrará da gerente de Saúde Ocupacional a inclusão de uma convocação conjunta para realização do Fit Teste, no sistema de convocação para os exames periódicos que são realizados pela Saúde Ocupacional.
-Palestra de 2h sobre o Benzeno para trabalhadores de áreas classificadas no PPEOB.
Ação: o GG cobrará do Gerente de SMS a programação dessa palestra de 2h sobre os riscos do Benzeno a ser realizada por um engenheiro ou técnico de segurança, aos sábados de forma a pegar 3 conjuntos de pessoas nas turmas de 7h às 15h.
. Vestiários e sanitários femininos
Após reclamações dos representantes das categoria, ali presentes, avançamos na negociação.
Ação: o GG cobrou do gerente da Infraestrutura e Engenharia a melhoria dos vestiários dá U-7/7A e EMED, bem como solicitou dos gerentes da TEU, CB e LP uma avaliação de abrangência desse problema junto com as mulheres das unidades de processo da RLAM.
- Escolta no Ônibus de Alagoinhas e carros do COTUR e Interstício de 23h
Ação: o GG solicitou um estudo da GISC e Infraestrutura sobre o aumento ou diminuição da segurança pessoal com o uso de escolta armada nas BA e BR.
- Veículo para uso da Operação da U-33 em casos de emergência e troca de turno.
A operação tem se queixado da dificuldade de se locomover sem um veículo na unidade para agir em emergências ou nas passagens de serviço e trocas de turno.
Ação: o GG cobrará do Gerente de Combustíveis a adequação do vestiário para as U-33/34/35 e da situação do veículo para a operação.
- Interdição da escada de acesso a Torre 8601
Ação: o GG cobrou do Gerente de Combustíveis e Manutenção a interdição dessa escada com isolamento e sinalização da área, uso provisório de uma escada de andaimes até a reforma da escada que deve ser acelerada.
- Falta de EPIs
Após reclamações da Operação, CIPA e Sindicato, o GG se comprometeu em resolver a situação da aquisição de EPIs e cobrou dos Gerentes de SMS e Infraestrutura o mapeamento dos EPIs que mais são utilizados para se adquirir um estoque mínimo a fim de que não falte mais.
- Treinamento da Brigada
Na reunião, foi colocada a necessidade de ampliação da carga horária de treinamento da Brigada, de acordo com a norma dá ABNT NBR 14276.
Ação: o Gerente de SMS apresentará na próxima reunião a análise do SMS sobre seus padrões e essa norma da ABNT para adequações, se for necessário.
- Novas cadeiras do CIC
Ação: foi cobrado do gerente da Engenharia a aceleração do processo de compra das cadeiras do CIC, no mesmo modelo que as da REPLAN e REGAP, de acordo com as recomendações do comitê de ergonomia da RLAM.
- Problemas com a nova frota de ônibus
Segundo o gerente de Infraestrutura, já foram trocados os batedores de borracha da suspensão dos ônibus e serão instalados pesos de aço nas mãos dos veículos para terem uma maior estabilidade e pularem menos.
Ação: será feita uma reunião com o dono da Cacique, na próxima semana, para resolver essas pendências.
- Problemas na troca de turno por conta de desorganização do sistema de transporte que tem chegado atrasado e não permite a realização das trocas de turno e passagem de serviço com segurança.
Ação: o Gerente de Infraestrutura mudará na próxima semana, com a participação da CIPA e Sindicato, a sistemática de entrada, saída, estacionamento, distribuição e saída dos ônibus da frota de forma que o tempo da troca de turno e passagem de serviço seja respeitado.
- PCA e alimentação na RLAM
Segundo informações da gestão da RLAM, o contrato da PCA acaba no final do ano e a empresa pediu Recuperação Judicial o que dificulta um distrato ou rescisão do contrato.
Até o momento, a Petrobrás conseguiu reter em torno de 550 mil reais por causa do Fundo Garantidor que conquistamos no ACT de 2013 e criou uma cláusula contratual para isso.
Estão tentando encontrar uma empresa para entrar em um contrato tampão, mas até o momento não conseguiram.
Para manter o fornecimento de alimentação na RLAM, no momento, estão comprando o serviço da empresa que atua na FAFEN-BA e comprando alimento diretamente para a PCA fazer o almoço (única refeição produzida pela PCA).
Por causa disso, estão justificando o cardápio contingencial que está havendo. Mas, a CIPA e Sindicato cobraram uma solução definitiva, nesse caso, com o retorno do serviço de acordo com o Programa de Alimentação Saudável.
-. Ameaça de Redução de Efetivo Mínimo da SI e Unidades de Processo
Segundo o GG, realmente, a Gerência Executiva de Refino, junto com o SMS Corp, está fazendo um estudo para definição do efetivo da Segurança Industrial nas Refinarias da Petrobrás.
O Sindipetro e CIPA cobraram a reposição do efetivo e o GG garantiu que até maio a RLAM deverá receber técnicos de segurança que estão liberados para serem transferidos de outras unidades.
Com relação ao efetivo mínimo ou de referência das unidades de processo, o Gerente Geral afirmou que não há movimento algum da Refinaria para redução ou aumento de seus efetivos operacionais.
Mais uma vez, a CIPA e Sindicato salientaram a importância da reposição de efetivos via condutas públicos e transferências por causa das saídas em debandada de trabalhadores pelo PIDV, até maio.