O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 18/01/2017 | 658 visualizações

Incêndio na Reduc comprova insegurança potencializada pelo PIDV

A FUP e o Sindipetro Duque de Caxias tomaram conhecimento por volta das 14h de um incêndio de grandes proporções na Unidade 1210 de Destilação Atmosférica, da Refinaria Duque de Caxias. Segundo informações preliminares dos trabalhadores que se encontram no local, o acidente pode ter sido provocado por vazamento de produto.

As direções sindicais estão buscando informações junto à Petrobrás, que informou que não houve vítimas. Segundo os trabalhadores, o fogo está destruindo toda a planta da Unidade e a brigada de incêndio já foi acionada, assim como o PAM - Programa de ajuda mútua.

Esse é mais um acidente grave que reforça as denúncias da FUP do risco cada vez maior nas unidades do Sistema Petrobrás, potencializado pela saída em massa dos trabalhadores no PIDV, cujos postos não foram repostos, apesar das cobranças constantes das entidades sindicais. Só na Reduc, 149 trabalhadores deixaram a refinaria após aderirem ao PIDV, o que representa cerca de 10% do efetivo da unidade, que já operava com um número reduzido de técnicos.

Não bastassem os baixos efetivos que colocam a categoria e as unidades em risco maior, a empresa ainda quer implantar um sistema de consequência, visando responsabilizar os trabalhadores pelo descaso e irresponsabilidade dos gestores. Nesta manhã, durante reunião com o RH da empresa para tratar do Termo Aditivo do ACT 2015/2017, a FUP denunciou esta situação e cobrou uma reunião imediata da Comissão de SMS.

 

Clique aqui e leia mais.