Publicado: 12/01/2017 | 417 visualizações

Apesar das notas altas, equipe da Bahia tem avaliação negativa de gerente e perde nível

Os Técnicos de Segurança da Petrobrás lotados no antigo CPM-SMS/NBA foram prejudicados no processo GD/ANPR, devido ao descumprimento do processo de ANPR pelo gerente do  POÇOS/SMS/SEG- MAC.

No período de Julho de 2015 à Julho de 2016 os técnicos eram lotados no extinto CPM-SMS/NBA que foi unido ao POÇOS/SMS/SEG-MAC, atendendo o processo de restruturação da Petrobrás, e o GD/ANPR foi feito pela supervisão e gerência com aproveitamento entre 90 % a 100 %.

Acontece que com a decisão da Petrobrás de só contemplar 10% do efetivo por gerência, o atual gerente descumpriu a orientação do sistema, alterando as notas do GD/ANPR em favor dos técnicos de segurança do antigo CPM-SMS/NMAC. Tudo isso por que as notas atribuídas à equipe de Macaé foram inferiores às notas adquiridas pela equipe da Bahia e para justificar a promoção de aumento por mérito resolveu rebaixar as notas da equipe da Bahia.

Ao ser questionado através do sistema correios da Petrobrás, ele apresentou um pedido de desculpas, assumindo a responsabilidade pelo ocorrido. O gerente alegou que teve de fazer “o ANPR de todos, em tempo bastante exíguo, sem ter feito o GD de vocês e sem conhecê-los, com o agravante de, por terem sido feitos por gerentes diferentes, as notas e critérios também eram diferentes.  Tudo isso contribuiu para o quadro de discrepância final que acabou sendo verificado”, afirmou.

Ele também assegurou que os gerentes irão refazer as avaliações discrepantes, de forma a casar a avaliação do critério da empresa com a avaliação do GD; também irão formar os grupos e mostrar que a concorrência foi interna nos grupos; e ainda enviar nota ao RH com a nova avaliação, justificando que houve pouco tempo para fechamento e que, em função da reestruturação, gerentes diferentes fizeram a avaliação do GD e a avaliação do critério da empresa. E por último vão solicitar ao RH ajustar as avaliações, sem reflexo no resultado do ANPR, mas para que fique registrado.

O fato é que o estrago já foi causado e apesar do bom desempenho, esses trabalhadores perderam a oportunidade do aumento de nível por mérito. O correto é reverter o prejuízo garantindo dois níveis a esses empregados no ano que vem.    O Sindipetro Bahia espera que o gerente cumpra com o prometido, pois pedidos de desculpas não  anulam os prejuízos causados aos trabalhadores.

É um absurdo que um gerente, como ele mesmo assume, apesar de não ter conhecimento técnico sobre os profissionais realize avaliações negativas na ANPR, quando deveria utilizar as notas do GD como determina as normas da Petrobrás.  A atitude fere a guia de conduta e o código de ética da empresa. Que  o erro seja corrigido com a máxima urgência.