O mês de novembro é marcado pela campanha mundial chamada Novembro Azul, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. A direção do Sindipetro Bahia apoia essa luta e alerta a categoria da importância de prevenção e do diagnóstico.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Os exames de toque retal e PSA ainda são fundamentais para o rastreamento do câncer de próstata, e todo homem acima de 40 anos deve consultar-se com um urologista pelo menos uma vez ao ano.
Especialistas defendem que a prevenção e o rastreamento clínico da doença ainda são as melhores opções, principalmente em homens com mais de 50 anos, e ressaltam que para se manter saudável, é preciso ter alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente, em especial os homens que estão no grupo de risco, ou seja, com idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, com excesso de peso ou sedentários. O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa que merece a atenção e acompanhamento adequado.
Para o diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindipetro Bahia, Jorge Mota, os tempos mudaram e os homens estão mais conscientes da necessidade de que a prevenção é o melhor remédio para o combate a qualquer tipo de doença. No caso do câncer da próstata, onde sempre houve resistência por força da cultura “machista”, ele diz que essa realidade tem mudado bastante nos últimos tempos, por força da ação dos meios de comunicação, das campanhas de conscientização e dos avanços da medicina. Assim, o Sindipetro Bahia se incorpora a mais essa campanha e convoca a categoria a apoiá-la, incentivando os trabalhadores a fazer a prevenção do câncer da próstata.
Não fique fora desta luta!!