No sábado (22/10), ocorreu a solenidade de encerramento do curso sobre Direitos Humanos e Movimentos Sociais – 2ª turma – no auditório do Sindipetro Bahia. Parceria do Sindipetro com a UFBa, essa 2ª turma reuniu 16 alunos e segundo o diretor de Formação do sindicato, George Arléo, o curso alcançou seus objetivos, ao levar conhecimento aos trabalhadores, estudantes e participantes de diversos movimentos sociais.
Presente à solenidade, o pró-reitor da UFBa, Penildon Filho, ressaltou a parceria com o Sindipetro e reforçou a intenção de continuação do curso de Direitos Humanos e Movimentos Sociais com a Universidade Federal da Bahia. O diretor George Arléo confirmou o interesse do Sindipetro em manter o curso e já tem planos para a próxima turma, no primeiro semestre de 2017. Segundo Arléo, a continuidade do curso foi aprovada no V Congresso da categoria, realizado em maio desse ano.
Em nome da direção do Sindipetro Bahia, o diretor George Arléo agradeceu a participação de todos e fez um convite à categoria para fazer parte da 3ª turma.
DEPOIMENTOS
A aluna Márcia Araújo agradeceu a oportunidade de ter participado do curso como tradutora, juntamente com o professor Milton, deficiente auditivo. Segundo Márcia, ela sai do curso de Direitos Humanos e Movimentos Sociais com uma identidade reconstruída, “porque a cada aula que assistia e interpretava, parecia que nascia em mim uma nova pulsação pela vida”.
Para Laís de Almeida Lacerda, estudante do curso de Direito da UFBa, foi gratificante a oportunidade de entrar em contato com pessoas de formação distinta - militantes de movimentos sociais, trabalhadores e trabalhadoras, estudantes – todos em busca de um aprofundamento teórico sobre questões relacionadas aos direitos humanos.
Segundo Laís, a pluralidade do curso só fez enriquecer o debate na sala, ressaltando “que as aulas dos professores da UFBa também foram muito ricas, todos especialistas em suas áreas, dominando brilhantemente os temas propostos”. Ela parabeniza o Sindipetro Bahia pela parceria com a Universidade Federal, que garantiu um curso com excelência na organização e no ensino.