A segunda-feira, 26/09, foi dia de análise de conjuntura nacional e internacional no Sindipetro Bahia, feita pelo jornalista e Doutor em Comunicação pela UFBA, Emiliano José. Ao se dirigir à plateia composta por diretores e funcionários do sindicato, o jornalista falou da seletividade da operação Lava Jato, do “clima de ódio e intolerância” que tomou conta do país e sobre “o golpe em andamento que está processando a retirada de direitos com muita rapidez”.
Ele citou o Ato Institucional n° 5 (AI5) decretado, no Brasil, na ditadura militar, ressaltando que “em 1968 não percebemos que o trator estava sendo ligado”. Da mesma forma, continuou o jornalista “Não fomos capazes de perceber agora o que estava por vir, não fomos capazes de nos organizar para que o golpe não acontecesse e ele nos atropelou”.
Ele falou ainda sobre a ofensiva neoliberal que acontece em vários países, a exemplo da França, de onde saiu a proposta de 80 horas semanais de trabalho, pela qual o governo brasileiro já mostrou simpatia. Mas o jornalista também falou sobre reação. Para ele “temos a obrigação de permanecer na luta cotidiana contra este governo antidemocrático e anti-povo”.