Publicado: 26/09/2016 | 361 visualizações

Mais de 100 mil ocupam ruas de Salvador pelo Fora Temer e eleições já!

Reunindo uma multidão, a Central Única dos Trabalhadores (CUT BA) juntamente com as demais movimentos sindicais, sociais e populares, nesta quinta-feira (22), realizou o Ato pela Democracia #foratemer, fechando com chave de ouro o Dia Nacional de Paralisação e Mobilização das Categorias, que envolveu 46 categorias e 188 municípios em todo o estado. As cidades que mais reuniram pessoas foram : Salvador, região metropolitana, Feira de Santana, Correntina, Candeias, Porto Seguro, Paulo Afonso, Governador Mangabeira, além de reuniões com lideranças para articulação da greve geral.

Mais de 100 mil pessoas acompanharam a caminhada convocada pela CUT Bahia que contou com a presença da Presidenta Legitima Dilma Rousseff, além das grandes lideranças nacionais e estaduais  como o ex-ministro Jaques Wagner e o governador Rui Costa.

A caminha iniciou na Praça do Campo Grande percorrendo as ruas do centro de Salvador até a Praça Castro Alves,  dois principais cartões postais da cidade.

A CUT, junto com os demais movimentos que formam a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, protagonizaram um dos dias mais importante de luta do Estado. “ A Bahia sempre representou um estado de resistência, aqui construímos a independência do Brasil e não poderia ser diferente nesse momento trágico do pais, onde a democracia é banalizada.  Não reconhecemos o governo ilegítimo de Michel Temer, que com suas medidas pretende precarizar e "rasgar" os direitos conquistados pela classe trabalhadora. Vivemos um golpe, contra a presidenta, contra os trabalhadores , contra a constitucionalidade. As ruas e o povo serão nossos palanques, a democracia será reconstituída. A luta apenas começou!" relatou Cedro Silva Presidente da CUT Bahia.

Ao longo de todo percurso diversas foram às palavras de ordem, entre elas o "Fora Temer" e "Golpistas, facistas não passarão" foram unânimes no coro de voz. "Precisamos entender que a Bahia, que Salvador, cresceu muito nesses últimos 13 anos e que queremos continuar crescendo. Não faltam exemplos concretos... estamos com metrô funcionando, via expressa linda, temos mais hospitais, universidades federais, oportunidades de nossos filhos estudarem, a nossa zona rural já tem luz, água e pega internet. Muitos acham que a vida são os grandes centros, mais a Bahia é um exemplo dessa pluralidade, os investimentos na zona rural, nas periferias, nos "guetos" representaram cerca de 80% de todas ações do nosso estado. A população precisa acordar... estamos em uma luta de classes; esse sim, é o grande eixo do golpe" descreveu Cedro.

O Governador Rui Costa destacou as falsas campanhas dos candidatos à prefeito da capital e alertou para a defesa da democracia. “Não esqueçam graças a Dilma e Lula, que o metrô saiu da tal pedra fundamental, lembrem-se, além disso, estamos cuidando da capital e do interior, antes só alguns locais eram vistos (...) A democracia só tem uma eleita pelos 54 milhões de votos, Dilma Rousseff”

Para a presidenta eleita Dilma Rousseff a Bahia é a história do Brasil. “ Me sinto honrada em está aqui hoje, esse calor, essa energia da Bahia, sempre são revigorantes e aumentam nossa capacidade para luta. Não vamos abaixar nossas cabeças, sonhamos com um Brasil melhor e muito mais digno, continuaremos defendendo a democracia. Não vamos aceitar retrocessos e sim progressos, na educação, saúde, segurança, moradia e tantos outros seguimentos que fazem nossa sociedade”, chamou atenção a presidenta ue arrancou da voz do povo “Dilma, Dilma, olé, olé, olé, olá...Dilma, Dilma”, deixando-a emocionada.

O Dia Nacional de Paralisação com a presença da presidenta Dilma integrou o calendário da jornada de lutas da central que ao longo desses últimos meses, vem fazendo o debate nas ruas, acerca do desmonte do Estado e a redução do seu papel enquanto indutor do desenvolvimento das políticas de fortalecimento da classe trabalhadora. As diversas medidas apresentadas pelo GOVERNO ILEGITIMO DE MICHEL TEMER, reverberam em ações que penalizam a classe trabalhadora e garante o retrocesso das suas conquistas, em especial nos últimos 13 anos.

FONTE- CUT BAHIA