Publicado: 19/09/2016 | 576 visualizações

Sindipetro interfere e Petrobrás retoma fornecimento de água para a comunidade de Buracica

A comunidade do Campo de Buracica, localizada em Polo Terrestre que está sendo privatizado pela Petrobras, próximo ao município de Alagoinhas, estava sem água há pelo menos 20 dias. A ordem de cortar o fornecimento partiu da gerência da Unidade de Operação da Petrobrás (UO-BA), em cumprimento à determinação superior.

A Petrobrás, que explora a área há décadas era a responsável por fornecer água a essa comunidade carente, em contrapartida ambiental aos danos causados às fontes de água usadas anteriormente pela população.

A decisão unilateral da estatal pegou os moradores de surpresa e eles resolveram, como forma de protesto,  realizar mobilizações em conjunto com o Sindipetro Bahia. De acordo com o diretor do Sindipetro, Adson Brito, o objetivo da mobilização que acontece desde a quarta-feira (14) é sensibilizar e pressionar a gerência da UO-BA a retomar o fornecimento de água para a comunidade.

A estratégia deu certo e na tarde da quinta-feira (15/09), a diretoria do Sindipetro se reuniu com representantes das gerências de Comunicação, Segurança Patrimonial e Ativo de Buracica. De acordo com os diretores André Araújo e Jairo Batista, ficou acordado o restabelecimento do fornecimento de água para a comunidade, através da Estação Jorro, com a ligação imediata das bombas. Segundo Araújo a Petrobrás irá fornecer carro pipa até que o abastecimneto de água esteja totalmente regularizado.

O coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, festeja a solução do problema e chama a atenção para o fato da comunidade ser extremamente carente e dependente dessa contrapartida da Petrobrás, que fornece água para essa região há mais de 35 anos. Bacelar lembra o papel social da empresa, “ épreciso compreender que a Petrobras não tem o objetivo exclusivo de obter lucro, apenas lucro pelo lucro. É uma empresa que tem como acionista majoritário o governo federal, então ela tem um grande papel social a ser cumprido", afirmou.