Publicado: 16/09/2016 | 326 visualizações

Curso de Oratória ensina a arte de falar em público

Formar e informar sempre, em busca de um mundo mais justo com cidadãos críticos e pensantes. Esta é a lógica que tem sido adotada pela diretoria do Sindipetro Bahia em sua gestão. Nesse sentido, a diretoria, através do Setor de Formação do sindicato, promoveu nos dias 13 e 14/09, o  Curso de Oratória "A arte de falar em público", que teve como palestrante a professora Mila Loureiro.

O evento que aconteceu no auditório do sindicato, reuniu 25 pessoas, entre diretores, trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. Durante os dois dias eles assistiram aulas teóricas sobre o assunto e também práticas, quando tiveram a oportunidade de gravar depoimentos em vídeo, para em seguida analisar suas posturas e tom de voz, fazendo as devidas correções.

Para Eudete Santana, 71 anos , estudante de Direito e pensionista, “o curso de oratória vem como uma oportunidade para que possamos ser inseridos nas discussões do sindicato através das bases, para ensinar a ter argumentos, falar e conseguir ser ouvido”. Ela, que também participou do Curso de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, fruto da parceria Sindipetro x UFBA,  elogiou mais essa iniciativa do sindicato

Já para Mario Eugênio, 67 anos, aposentado da Petrobráse diretor da ASTAPE, “o curso foi muito importante principalmente para os mais antigos que não tem a vivência com o microfone. Para ele “é um aprendizado tão rico que até quem não se pronunciou obteve conhecimento. Curso de ótima qualidade seria ótimo se tivéssemos a oportunidade de ter mais envolvimento com iniciativas desse tipo”, declarou.

O diretor do Setor de Formação do sindicato, George Arléo, afirmou que esse é mais um curso entre outros que virão. Com o Curso de Oratória nossa ideia foi a de disseminar  o conhecimento e desenvolver a técnica de falar em público, ferramenta necessária para todo sindicalista utilizar no dia a dia, nas suas atividades sindicais com a base em eventos. Para ele “o falar em público é absolutamente necessário porque é a nossa maior ferramenta para convencer, levar informação, defender nossas ideias e lutar por nossos direitos”.