Publicado: 28/09/2016 | 469 visualizações

Prazo para inscrição de delegados e envio de teses termina na sexta, 20/05, às 17h; confira o vídeo

Os trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas que quiserem participar do V Congresso d@s Petroleir@s da Bahia devem ficar atentos, pois o prazo para inscrições de delegados e de teses termina nesta próxima sexta-feira, 20/05.

confira o vídeo

A Comissão Organizadora do evento, que acontece nos dias 04 e 05 de junho, no Hotel Real Classic Bahia, localizado à Rua Fernando Menezes de Góes, 165 – Pituba,  já tomou todas as providências para que o Congresso transcorra de forma organizada e seja bastante proveitoso para todos e todas.

Com o tema “Só há futuro com unidade e luta. Em defesa da Petrobrás, dos nossos direitos, da democracia e do Brasil”, os congressistas terão a oportunidade de participar de debates sobre a atual conjuntura política e econômica do país e traçar estratégias de enfrentamento para amenizar a onda de retrocessos anunciada, após o golpe dado no povo brasileiro pela direita e por um conglomerado da mídia, com destaque para a Rede Globo.

A Petrobrás está no centro do furacão que tomou conta do país e o governo interino golpista já anunciou medidas que levam o país de volta aos anos de 1990, quando o Brasil vivia em função dos ricos e do mercado financeiro. Para o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, "diante do perigo que ameça o futuro dos brasileiros, a união de uma categoria forte como a petroleira se torna ainda mais importante e necessária para ajudar no combate ao golpe e mudar novamente os rumos do país". Portanto afirma Deyvid, "o  V Congresso é o palco legitimo para que os petroleiros coloquem as suas demandas, anseios e posições, como trabalhadores e cidadãos".

Acompanhe abaixo informações sobre inscrições de delegados, envio de teses e número de delegados por área.

TESES

As teses devem estar identificadas, digitadas e enviadas para o email secretaria@sindipetroba-org.br até às 17h do dia 20/05.

As teses devem ter no máximo 03 laudas (páginas) e abordar os seguintes temas:

- Sindicalismo e organização sindical.

- Benefícios, Seguridade, Políticas Sociais e Organização dos aposentados e pensionistas.

- Saúde, segurança, meio ambiente, novas tecnologias, regimes e condições de trabalho.

- Organização do setor privado e dos trabalhadores das empresas privadas de petróleo.

- Pauta de reivindicações dos trabalhadores do sistema Petrobrás- Apenas cláusulas econômicas.   _

Atenção! Este ano só serão tratadas nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho as cláusulas econômicas. É importante ressaltar que as teses que forem enviadas abordando os outros temas como SMS, previdência e sindicalismo, serão apenas para serem encaminhadas à diretoria do Sindipetro Bahia e à FUP a fim de serem discutidas nas comissões especificas do ACT. Já no caso do setor privado, as teses serão direcionadas aos ACTS de cada empresa.

Inscrição de delegad@s através do email secretaria@sindipetroba.org.br ou de forma presencial na secretaria do sindicato. Só serão aceitas inscrições até às 17h do dia 20/05. Haverá eleições apenas nas áreas (conforme tabelas abaixo) em que o número de inscritos for maior que o número de vagas. Nos locais onde o número de vagas for igual ao de inscritos automaticamente todos serão delegados. No setor privado a inscrição e eventual eleição de delegados, se houver necessidade, será por empresa.

Número de delegad@s por área- A diretoria executiva elegeu o mesmo critério para apurar a proporção de candidato x vagas para os segmentos (aposentados/pensionistas, ativos do sistema Petrobras e ativos do setor privados).

Nº de associados

Nº de delegados

Nº de associados

Nº de delegados

Até 25 associados

De 1001 a 1500 associados

De 26 a 50 associados

De 1051 a 2000 associados

De 51 a 100 associados

De 2001 a 2500 associados

De 101 a 500 associados

Acima de 2500 associados

De 501 a 1000 associados

IMÓVEL / UNIDADE

Nº de Delegados

UO - CANDEIAS (Manati, OPCAN, Planta de Gasolina)

UO - CATU (Rio Pojuca, Santiago, Miranga)

COFIP

EDIBA (Conj. Pituba, UP, AMS, US-SAE, CPM, CPT)

UO - ENTRE RIOS (Buracica, Araças, Fazenda Balsamo)

UO - FAFEN (Porto de Aratu e Camaçari)

Pbio

UO – RLAM

UO – TAQUIPE

UTE-TERMOELETRICAS (Rômulo Almeida, Celso Furtado, Bahia I, Arembepe, Muricy)

TRANSPETRO BAHIA (cedidos e próprios)

Aposentados/ pensionistas

- Deyvid Bacelar- Coordenador do Sindipetro Bahia

12h às 13h30- Almoço

13h45- I Painel – Análise de Conjuntura

Tema- Brasil, uma nação para todos ou para poucos?  A luta contra o retrocesso e pelo Estado Democrático de Direito no país.

Composição da mesa

João Paulo Rodrigues- Coordenação nacional do MST